GPS nos ônibus

 

Os ônibus da Expresso Fênix, concessionária do transporte coletivo de Ilhabela, passam a estar integrados ao GOLL (Gerenciamento da Operação Online) por meio de GPS (Sistema de Posicionamento Global). Isso permite que o usuário saiba em tempo real a localização do ônibus e a previsão de chegada no ponto de parada.

A medida atende uma reivindicação da Prefeitura de Ilhabela que, com isso, busca aumentar o controle sobre o cumprimento de horários. Na última segunda-feira (1º/7), o sistema foi disponibilizado no portal oficial do município na internet. Basta acessar este link.

Esta é uma tecnologia considerada pioneira em municípios que possuem menos de 50 mil habitantes e também irá garantir o controle de velocidade e a localização do percurso dos ônibus via internet.

Na prática, o total controle da frota irá diminuir os riscos de perdas de horários. “Temos cobrado sempre a melhoria do sistema de transporte coletivo no município, especialmente, quanto ao cumprimento de horários. Agora, com este sistema, a Prefeitura e todo munícipe terá em tempo real pela internet o posicionamento dos ônibus em cada linha”, comenta o prefeito Toninho Colucci.

No último sábado (29/6), durante a inauguração da nova creche da Água Branca, o prefeito Toninho Colucci fez a apresentação oficial de seis novos ônibus, todos com o sistema de GPS e também com câmeras de segurança. “Toda a frota dos ônibus grandes foi renovada, hoje são 2013, ônibus novos, com acessibilidade”, enfatizou.

A utilização do sistema GOOL busca promover, em um curto prazo, a reeducação da operação, gerando regularidade e pontualidade. A empresa concessionária do transporte coletivo terá mais facilidade para analisar quadros de horários e escalas de serviço, além dos indicadores de desempenho da operação. “Poderemos oferecer ainda maior mobilidade,
transferindo linhas rapidamente para atender as áreas mais carentes ou sobrecarregadas”, explica o gerente Vitor Hugo Chedid. Toda inovação também irá garantir a infraestrutura do transporte público de passageiros de Ilhabela, que será destino oficial na Copa do Mundo em 2014.

Painéis

A implantação do Gerenciamento de Operação Online da Expresso Fênix integra a primeira parte de um projeto desenvolvido pela Prefeitura de Ilhabela, que prevê a instalação de PPCs (Painéis de Previsão de Chegada) em pontos onda com grande fluxo de passageiros no município.

Clique aqui para ver o vídeo informativo